quinta-feira, 17 de maio de 2012

Adolescente tenta matar jovem na porta de escola na Cidade Olímpica

Um adolescente de 17 anos tentou matar Jodeilton Fonseca Rocha, conhecido como “Nato”, de 21 anos, na porta da Escola José Ribamar Bogéa, situada na Rua 4, do Bairro da Cidade Olímpica. A tentativa de homicídio aconteceu no início da tarde da última terça-feira (15), quando a vítima estava na porta de sua residência na companhia de cinco menores, sendo três crianças nas idades de 2, 6 e 9 anos; e dois adolescentes de 12 e 16 anos.
De acordo com a polícia, o adolescente teria ameaçado de morte a vítima a cerca de 15 dias, durante uma discussão num jogo de futebol, na quadra da Escola José Ribamar Bogéa; e, na terça-feira, ao avistar Jodeilton na porta de sua casa, na companhia de alguns parentes, se aproximou com uma arma em punho e efetuou dois tiros. A vítima, na tentativa de escapar dos tiros, correu com seu sobrinho no colo, uma criança de dois anos, em direção à escola, quando o acusado desferiu mais dois tiros, sendo que um atingiu o jovem no braço direito e outro perfurou a carroceria de um veículo Montana prata. No momento do crime, a escola estava com muitos alunos, pois era o horário da saída e houve tumulto.

Foto: Reprodução
Jodeilton Fonseca foi baleado durante tentativa de homicídio

Minutos após o crime, os investigadores do 18° Distrito Policial (DP), em trabalho conjunto com o Serviço de Inteligência do 6° Batalhão, apreenderam o adolescente envolvido na tentativa de homicídio e conduziram o suspeito para a delegacia. A arma usada no crime não foi encontrada, mas a bicicleta usada pelo adolescente foi apreendida. “Obtemos informações de que o adolescente conseguiu a arma com um indivíduo conhecido como ‘Tiaguinho’ e depois devolveu a arma”, disse o delegado Walter Wanderley, titular do 18° DP, na Cidade Olímpica.

A vítima foi socorrida e depois prestou depoimento na Delegacia, quando informou que está é a segunda vez que o adolescente tentou matá-lo, o primeiro fato teria ocorrido em fevereiro de 2011, quando o acusado sacou uma arma correu atrás da vítima e depois teria desferido duas pauladas na cabeça em sua cabeça.

O adolescente infrator foi autuado em flagrante por atos infracionais correlatos à tentativa de homicídio qualificado, danos materiais e exposição da vida a perigo direto e iminente.

Fonte: JP -  POR VALQUÍRIA FERREIRA

sábado, 12 de maio de 2012

Rua 103 NE da Unidade 103 da Cidade Operária é uma das piores de São Luís



A Rua 103 NE da Unidade 103 da Cidade Operária se não é a pior, com certeza é umas das piores ruas do município de São Luís. E isso se deve apenas as péssimas condições da camada de asfalto que praticamente já foi todo embora e faz tempo! No lugar onde deveria existir a pavimentação, só restaram os megas buracos de mais de uma década. Algumas são tão grandes que mais pareces piscinãos de lamas no meio da rua!

Carros já não trafegam mais e se tentam correm sérios risco de quebrarem a suspensão ou ter problemas elétricos ao passarem pelas colossais polcas de lamas. Os Pedestres, coitados, precisam se desviar de buraco e de lamas. É melhor passar bem longe dessas rua!! A lama e a poeira prejudica a saúde dos moradores. São muitos os descasos da prefeitura em razão das péssimas condições de manutenção dessa Rua.

Os moradores já fizeram abaixo assinado, protestaram, telefonam diuturnamente para a SEMOSP, secretaria responsável pela manutenção das ruas em São Luís e nada é resolvido em favor deles. Parece que o poder público virou as costas para os moradores de um importante via da Cidade Operária.

Há dois anos, depois de alguns apelos dos moradores da Rua 103 NE, uma equipe da TV Mirante visitou a Rua 103 NE e gravou uma reportagem para mostra a situação caótica da Rua. E isso, pasmem, há dois anos! Depois da Reportagem a Semosp garantiu que mandaria uma equipe de emergência para averiguar a situação da Rua 103 NE, e que ela estaria entre as ruas que receberiam uma nova camada asfáltica. Passado dois anos nem a equipe da Semosp visitou a Rua e nem ela foi incluída entre as ruas que receberam nova pavimentação. A situação de precariedade aumentou e muito!

Alguns moradores já se cansaram de viver em meio a esse descaso e decidiram colocar suas casas à venda e se mudarem para longe desse descaso. Mas, eles sabem bem quando e como darão o troco. Será em outubro de 2012, no dia da Eleição. Acorda, prefeito Castelo, se o senhor não consertar essa Rua imediatamente, nessa Rua 103 NE o senhor terá zero de votos.

Não brinque com os munícipes que são contribuintes e principalmente, que são eleitores!



Blog da Cidade Operária

Carlos Alberto Mendes Filho

Professor e que não é candidato a nada.

Secretário se pronuncia sobre limpeza e buracos na cidade

07/05/2012
Em entrevista à Rádio Mirante AM, o secretário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Marco Aurélio Freitas, explicou a reestruturação da Limpel Limpeza Urbana e afirmou que a secretaria visa melhorar os serviços empregados no Estado.

Questionado sobre o acúmulo de lixo em alguns pontos da cidade, o secretário afirmou que houve um rompimento do contrato com a Limpel e, com isso, foram detectadoa problemas com os trabalhadores. “Tivemos o cuidado de não fazer uma demissão em massa”, afirmou Marco Aurélio.

Segundo ele, o prefeito de São Luís, João Castelo, foi contatado e um contrato para um estudo para a cidade foi acionado. Nesse estudo, se constatou a necessidade de uma parceria entre o público e privado. Foi firmada, então, uma parceria com a São Luís Engenharia. “O objetivo foi fazer um novo corpo de trabalho. E a transição foi acompanhada pelo Ministério Público do Trabalho”, disse o secretário Marco Aurélio.
Secretário da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) Marco Aurélio Freitas.

Com a coleta domiciliar reestabelecida, o secretário pontuou que as próximas metas serão: cumprir o prazo restante de dois dias em regularizar a coleta dos lixões; e prosseguir com a etapa de capina por toda a cidade. “Esperamos, em 90 dias, a melhoria na cidade como um todo, em termos de limpeza”, ressaltou.

Questionado sobre os buracos na cidade, o secretário afirmou, ainda, que, em bairros como o Monte Castelo e o Cohatrac, o serviço de pavimentação já foi concluído, enquanto que na Cidade Operária, por exemplo, ele está em andamento. Segundo Marco Aurélio, no período chuvoso, há uma dificuldade maior de execução do serviço, mas que não atrapalhará o que já está sendo executado.

Serviços de coleta de resíduos sólidos recicláveis

Sobre o sistema de coleta realizado por ambulantes em toda a cidade (principalmente, no Aterro da Ribeira), o secretário Marco Aurélio explicou que serão mapeados 20 pontos da cidade, onde estes trabalhadores continuarão realizando seu serviço, mas com indicações sobre onde o lixo deverá ser jogado.

A ação envolverá um dialogo com os sindicatos dessas categorias, com investimentos que serão fechados, não ocorrendo em uma área aberta qualquer. “Grandes avanços serão realizados na limpeza da cidade, como na segurança e no cuidado. Todos estes serviços serão feitos para que a cidade possa vir a respirar novamente”, concluiu.
Fonte: G1

POLÍCIA CIVIL APREENDE MÁQUINAS CAÇA-NÍQUEIS EM SÃO LUÍS

do Blog do Mauricio Araya

A Superintendência da Polícia Civil da Capital (SPCC) apreendeu quase 50 máquinas caça-níqueis em São Luís nas últimas 24h. As apreensões ocorreram nos bairros Araçagi e Cidade Operária após denúncias anônimas. Funcionários das duas casas de jogos de azar foram encaminhados às delegacias da Cidade Operária e Cohatrac. Na fachada de um dos bingos, era anunciada a venda de outros produtos: frutas doces. Dos 36 pontos denunciados, 28 ainda faltam ser vistoriados pela polícia.
De acordo com o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchôa, a repressão a esse crime tem sido maior. “É uma resposta ao crime organizado nacionalmente e localmente de que a polícia vai continuar com a repressão ainda que haja apenas uma máquina funcionando, uma fez que, além de ser uma contravenção penal, tem destruído lares, idosos, crianças, adolescentes e muitas famílias. Nós temos sido procurados por idosos, aposentados, por mães e pais desesperados por pessoas que estão dependentes, furtando objetos de casa para jogar nesses pontos, o que reforça a ideia de que a política de repressão vai continuar sendo feita”, afirma.
Ainda segundo o delegado, “mexer no bolso” dos criminosos ajuda, também, no trabalho de repressão ao crime organizado, já que cada máquina caça-níquel custa entre R$ 3 mil e R$ 5 mil.
Estrutura nacional
Questionado a respeito dos proprietários das casas de jogos de azar, que, geralmente, não são presos ou são representados apenas por gerentes ou funcionários, o superintendente afirmou que isso pode caracterizar uma ligação com uma estrutura nacional do crime organizado e que teria relação com os crimes de corrupção, formação de quadrilha, contrabando e descaminho. “É uma estrutura nacional, com ramificações em vários Estados. A teia de arrecadação é milionária. Fora a sonegação de impostos e lavagem de dinheiro”, diz.
Sebastião Uchôa defende uma mudança na tipificação do crime, para que não se permita fiança. Atualmente, é feito apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), ou seja, um registro de fato tipificado como infração de menor relevância. A respeito do armazenamento das máquinas caça-níqueis, a SPCC tenta um acordo com o Judiciário para que os aparelhos sejam destruídos o mais rápido possível, já que os pátios das delegacias já estão superlotados.
Denúncia
A população deve denunciar os pontos de jogos de azar pelos telefones da SPCC: (98) 3214-3722 e (98) 3214-3725. O Disque-Denúncia, também, recebe informações sobre o crime, pelo telefone (98) 3223-5800. O serviço funciona 24h e não é necessário se identificar.
(Postado por Carlos Alberto Mendes Filho).

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Assaltos no bairro da Cidade Operária


 
Chamo atenção das autoridades policiais sobre os constantes assaltos ocorridos na área da Unidade 203 do bairro da Cidade Operária. Os assaltos estão sendo provocados em plena luz do dia e na porta de casa dos moradores (o último assalto no dia 09/05/12 às 9:00 da manhã, celular de uma moradora foi roubado por indivíduos que estavam em uma bicicleta). A sensação é de total insegurança, os moradores não se sentem seguros nem de sair e nem de chegarem a própria casa. Fica o apelo a secretaria de segurança para que os moradores da Cidade Operária possam sair tranquilos de suas casas para fazerem suas atividades diárias e também poderem chegar as mesmas, sem que fiquem intimidados por indivíduos que preferem levar uma vida fácil as custas de trabalhadores que lutam todos os dias para terem uma vida digna e honesta.
 
 Rafaelle Pereira / São Luís - VC NO IMIRANTE

Greve para aumentar o valor das passagens: já conheço esse enredo.

Ônibus quebrado na saída 
da Cidade Operária: cena rotineira
 
Os rodoviários de São Luís estão organizando mais uma paralização para a próxima terça-feira, 15/05. Os passageiros já estão acostumados com essas “greves” de rodoviários que coincidentemente sempre antecede o aumenta do valor das passagens. 

Esses embates anuais entre rodoviários e patrões não passam de cenas repetidas de uma peça de mau gosto. E olha que essas repetições acontecem já há várias décadas. Os patrões querem aumentar seus lucros, convocam os motoristas e cobradores para fazer greves, e a prefeitura acaba autorizando o aumenta da passagem. 

Bela montagem. Infelizmente os ludovicenses pagam uma das caras tarifas de transportes coletivos do país e os ônibus, em sua maioria, não passam de latas velhas. Os passageiros dos bairros mais afastado do Centro, já estão habituados com poucos ônibus. A falta de ônibus acarreta vários problemas, entre os quais: ônibus lotados, muito tempo perdido nos pontos de ônibus, aguardando os poucos coletivos, carros que quebram no meio do percurso por não suportar mais o uso  e o estresse que acaba adoecendo qualquer organismo saldável.

A população de São Luís, pelos menos as centenas de milhares de passageiros que só podem contar com o transporte de ônibus, deviam reagir contra mais essa arbitrariedade. Temos exemplos de estudantes do Piauí e da Bahia que não aceitaram o aumento abusivo do valor da passagem e protestaram com muita firmeza. Nesses estados, os empresários de ônibus pensam mais de duas vezes, antes de aumentar as tarifas. E nós, de São Luís, quando vamos parar de ficar só olhando, inertes, enquanto estão organizando na calada da noite mais um aumento abusivo, acima da inflação das passagens de ônibus?

CHUVAS ALAGAM RUAS DE SÃO LUÍS




Depois de dez dias de muito calor, um temporal inesperado desabou sobre a cidade de São Luís no meio da tarde de hoje, (10/05). A chuvarada alagou as ruas, dificultando a passagem de carros e transeuntes. 

Pela cidade, muitos engarrafamentos com avenidas alagadas e sem condições de tráfego.

Nas fotos e no vídeo é possível notar a força da chuva alagando um rua da Cidade Operária.